10 de out. de 2011

JURAMENTO DO GRADUANDO

Prometo que no decorrer da minha graduação empregarei, com inteligência e honestidade, os talentos que Deus me confiou, para assimilar com propriedade os conhecimentos propostos em cada disciplina e projetos de pesquisa que livremente escolhi para compor minha formação.

Prometo atuar dignamente, consciente de minhas responsabilidades e da melhor maneira possível, nos seminários e em quaisquer outras atividades acadêmicas.

Comprometo-me desde já em colaborar para a formação de seres críticos, éticos e atuantes; a respeitar a individualidade de cada colega de curso, alunos de outros departamentos, professores, visitantes e quaisquer indivíduos pertencentes ao meu círculo de convivência.

Prometo usar sempre meus conhecimentos com honestidade, criticidade e bom senso para o bom rendimento de meus trabalhos acadêmicos e dos grupos de pesquisa por onde eu passar.

Prometo enfrentar com perseverança, criatividade e competência os desafios que florescerão nas dificuldades do dia-a-dia, dentro e fora da Universidade, buscando novos caminhos e alternativas que me permitam um bom desempenho acadêmico, sem, contudo, deixar de cumprir meus deveres de mãe, filha, esposa, e profissional.

Prometo esforçar-me para honrar cada centavo investido em minha escolarização superior em uma instituição pública, construindo para uma boa formação acadêmica, evitando compactuar com professores e colegas desinteressados, tendo uma postura comprometida com a ética e a política.

Prometo duvidar de tudo que me dizem na Universidade e na sociedade, pesquisar, fazer análises, e só então formar uma opinião. Prometo a mim mesma esquivar-me de assumir sem prévia reflexão discursos prontos.

Prometo participar desde já da construção de uma sociedade íntegra, justa, e humana. Tecendo, por onde eu passar, condições favoráveis a uma educação verdadeiramente libertadora, contribuindo para a consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Brasília, 07/11/2009
Por: Simone Borges
Revisão: Prof. Dr. Maria Zélia Borba Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a vida

Escrever sempre me fez bem, mas silenciei minhas publicações aqui desde quando o meu pai morreu em 2012, faz tempo.. mas não parei de e...