10 de out. de 2011

Politicagem NÃO!!!!


Era um domingo pela manhã, Igreja reunida, tudo pronto para a Santa Missa: Rito católico de culto à Eucaristía, que é o Corpo Místico de Jesus Cristo.
A missa é estruturada em 5 grandes partes: A primeira são os ritos de entrada, com a saudação trinitária, a confissão comunitária e o ato penitencial; a segunda é a liturgia da palavra, onde são recitados os salmos e leituras bíblicas; a liturgia Eucarística momento sacramental da celebração onde fazemos nossa oferta espiritual e material, e onde também são ofertados no altar o pão e o vinho; o quarto momento é o rito da Comunhão, com a oração do Pai Nosso e a partilha do pão e do vinho que consagrados transformam-se no corpo e no sangue de Jesus Cristo, a quinta e última parte da missa tem o nome de ritos finais, onde o celebrante dá avisos, presta contas a comunidade, e dá a benção final, "a missa terminou, ide em paz" canto final para a saída do celebrante. Sómente depois da saída do celebrante o povo também se retira, em procissão, porta afora do templo sagrado.
Como eu dizia.. era um domingo como outro qualquer, pela manhã. E eis onde eu estava: Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe.. Isto foi a alguns anos atrás, por volta de 2007. Pois bem, apenas por algum motivo muito especial, um fiel se retira da celebração antes do "Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe". Mas naquele dia eu e uma amiga, Luciana, precisamos e nos sentimos obrigadas a nos retirar do culto antes da benção final. Mas porque você fez isto Simone? Alguém poderia perguntar. Motivo: Antes dos Ritos finais, portanto momento dos avisos do padre. Eis que o proprio convida para a aproximarem-se do altar ninguém menos que os então candidatos políticos Ronney Nemer, Júnior Brunelli e suas respectivas esposas. Colocaram-se a frente da comundade para falarem qualquer coisa sobre melhorias para a estrutura física do templo, o asfalto etc etc. Onde já se viu isto? Não teve jeito, em protesto levantamos no meio da Igreja e sem cerimônia saímos da missa sem a nossa benção. Daquele dia em diante declarei guerra a este tipo de campanha política, fui conversar com o padre e frei capuchinho, conversei com o coordenador da comissão Sr. Rúcio (nome ficticio), e os argumentos eram que, "graças a estas pessoas hoje temos asfalto no nosso estacionamento" e blá blá blá. Não satisfeita, senti necessidade dar um alertar aos fiéis, principalmente aqueles que, em sua santa obediencia e ingenuidade, dizem amém a tudo que o sacerdote diz sem questioná-lo.
O que eu fiz: Estava próximo o dia da nossa festa junina anual. Confeccionei um grande cartaz, uma placa com os escritos "Diga não a manipulação política nas igrejas", e circulei com ele entre as aproximadamente 700 pessoas que participavam da nossa quermece. Vivaaa!! fui apoiada, ouvi depoimentos, partilhamos nossas opiniões sobre a faixa que estamparam no alto da parede em destaque com um caloroso agradecimento por todos os favores concedidos àquela comunidade por Roney Nemer e Júnior Brunelli. Ao final da festa, todos tinham visto aquela "louca da placa" circulando por lá.
Este ato está ainda bem vivo na memória de muitas pessoas. Pena que os "benfeitores" e o Sr. José Roberto Arruda não estavam lá naquele dia, apesar de suas varias presenças em festas e outros eventos sociais da paróquia, E finalmente, depois desse tempo todo a casa caiu para os nosso benfeitores e "bem intensionados" políticos cristãos, estimados de alguns importantes líderes religiosos da nossa paróquia.

A verdade revelada nas imagens que flagraram a corrupção de um grande grupo liderado por Arruda, agora tem cheiro de pipoca, quentão e canjica. Eu amo a verdade!! "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. (João: 8:32).

À minha querida comunidade Nossa Senhora de Guadalupe (Ceilândia-DF), os meus sentimentos, pelo desrespeito a que foram submetidos naquele domingo pela manhã, antes da benção final.

Com amor, Simone Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a vida

Escrever sempre me fez bem, mas silenciei minhas publicações aqui desde quando o meu pai morreu em 2012, faz tempo.. mas não parei de e...